© 2018 Tua Seguros

Desenvolvido por Silvia Rocha

  

(11) 3831-8797

contato@tuaseguros.com.br

Siga-nos

  • Facebook Tua Seguros

Av. Imperatriz Leopoldina, 957, 16º andar 

Entre em Contato hoje mesmo para marcar uma visita com nossos consultores!

Onde Estamos:

Como saber se o peso esta adequado

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), podemos classificar um indivíduo pelo seu Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC é uma medida usada para calcular se a pessoa está no seu peso ideal considerando padrões médios da população mundial. Esse valor pode ser calculado dividindo-se o Peso (em Kg) pela altura ao quadrado (em metros). O resultado deve ser comparado e classificado de acordo com as faixas apresentadas na tabela abaixo.

 

 

Exemplo do Cálculo do IMC:

 

IMC= peso (kg) / altura (m) x altura (m)
Exemplo: Fernando tem 83 kg e sua altura é 1,75 m
Altura x altura = 1,75 x 1,75 = 3.0625
IMC = 83 divididos por 3,0625 = 27,10


O resultado de 27,10 de IMC indica que João está acima do peso desejado (faixa de classificação sobrepeso).

 

 

O IMC é um bom indicador, mas utilizar somente esses dados pode levar a um resultado incorreto, isso porque algumas limitações devem ser consideradas, por exemplo:

 

  • Não diferenciação da massa gordurosa da massa magra, podendo ser subestimado por exemplo, em indivíduos idosos, que perdem massa muscular mais facilmente;

 

  • Não reflete a distribuição de gordura corporal, como gordura visceral, que é considerada um potencial fator de risco para doenças como diabetes, hipertensão, entre outras.

 

O acúmulo de gordura no nosso corpo é causado quase sempre pelo excesso de consumo de energia na alimentação, ou seja, a ingestão alimentar é maior que o gasto calórico diário correspondente.

 

Avaliações mais seguras de distribuição de gordura corporal total, são realizadas pela medida da prega cutânea e/ou Exame de Bioimpedância, que usadas juntamente com outros métodos como circunferência da cintura (RC), Relação circunferência abdominal/quadril (RCQ) podem avaliar um indivíduo com maior precisão e dessa forma classificá-lo predisposto a riscos de algumas morbidades.

 

É importante que o paciente que apresente uma classificação de IMC diferente da classificação de peso normal, procure um nutricionista para uma avaliação nutricional mais precisa e segura.

 

O Plano alimentar e outras estratégias nutricionais devem sempre ser calculados e prescritos por um Nutricionista, e nessa avaliação é extremamente importante que sejam consideradas critérios como a qualidade dos alimentos, preferencia alimentar, ingestão calórica, atividade física e estilo de vida do paciente para que exista efetividade no tratamento.

 

Gabriela Ribeiro Comote
Nutricionista
CRN 45288

Contato: (11) 98680 – 3097 Local de Atendimento: Edifício Winner Office
https://www.nutrigabicomote.com/ Av. Imperatriz Leopoldina, 957 – Sala 1604
Vila Leopoldina – São Paulo / SP

 

Share on Facebook
Please reload

Destaque

04 de Fevereiro, Dia Mundial de Combate ao Câncer

04/02/2019

1/1
Please reload

Recentes
Please reload

Outras Notícias
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square