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Lancheira Saudável

28/05/2018

 

É importante combinar os três grupos alimentares: Proteínas, como: queijos, iogurtes, leite, carnes, atum e frango. Vitaminas e Minerais, como: frutas, legumes e verduras e Carboidratos, como: pães, biscoitos e bolos.

 

Para beber:

Congelar os sucos e retirar do freezer logo cedo no dia do consumo é uma opção prática. Se estiver calor, a bebida irá descongelar até a hora do lanche e ficará em uma temperatura ideal para o consumo. Nos dias frios, você pode retirar do freezer e deixar na geladeira um dia antes.

Escolha frutas com menor velocidade de oxidação, como: goiaba, acerola, abacaxi e maracujá.

 

Opções de Lanches Saudáveis:

 

1 porção de fruta
+ 1 sanduíche de pãozinho de mandioca ou de cenoura são mais benéficos e podem ser encontrados na maioria dos supermercados e padarias. São mais saborosos e, como são feitos com ingredientes mais saudáveis, aumentam o valor nutricional do lanche. Rechear com patê de ricota e atum (o patê também pode ser de ervas finas. Se preferir, recheie com muçarela de búfala e manjericão) + 1 água de coco (pode ser de caixinha, mas leia o rótulo e procure por versões sem conservantes ou aromatizantes artificiais).

 

1 porção de salada de frutas + 1 unidade de pão de queijo
+ 1 água de coco (pode ser de caixinha, mas leia o rótulo e procure por versões sem conservantes ou aromatizantes artificiais).

 

1 porção de biscoito de polvilho integral (em média 10 unidades) + 1 unidade de suco da maçã (se for de caixinha, procure versões integrais, sem conservantes ou aromatizantes artificiais).

 

1 potinho de milho cozido

+ 1 suco de acerola com mamão caseiro na garrafa térmica.

 

Iogurte (para leva-lo na lancheira sem correr o risco de estragar é só deixar o produto no freezer por algumas horas, o suficiente para congelar. Um pouco antes de ir para a escola, retire-o e coloque-o na lancheira. Até a hora do recreio, ele vai estar descongelado e fresco para o consumo) + granola, sem adição de açúcar (você pode mandar a granola em um saquinho ou pote à parte) + 1 porção de fruta + 3 cenourinhas baby

 

Evite:

 

Sanduíche com frios, como o peito de peru, não é um aliado da saúde. Além de acostumar o paladar das crianças com o excesso de sal, o exagero pode ocasionar uma série de problemas a curto e a longo prazo. A hipertensão é o principal deles.

 

Não esqueça: a cultura da boa alimentação vem de casa. Não adianta os pais acharem que as crianças vão gostar de comer lanches saudáveis na escola se eles se alimentam mal em casa. Os adultos devem dar o exemplo.

 

 

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/ nutricionista Elaine de Pádua

 

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